Motivação de Equipes

Um dos maiores desafios da comunicação interna está relacionado à motivação de equipes. E você sabe como encantar seus colaboradores?

Uma pesquisa recente promovida pela revista Você S/A abordou uma amostra de aproximadamente 140 mil funcionários de diversas empresas. Nesta pesquisa, foi constatado que a satisfação e a motivação no trabalho são apontadas como os principais motivos pelos quais os profissionais consideram uma empresa como um lugar excelente para se trabalhar.

Com isso, o Supervisor deixa de ser o temido “chefe”, e passa a ser um facilitador das relações de trabalho, tornando-se um Gestor de Pessoas


Não obstante a essa realidade, faz-se necessário um estudo da motivação no ângulo contrário ao que a maioria dos estudos publicados diz a respeito da motivação: como motivar e manter-se motivado?É preciso entender e avaliar a pressão existente em cargos de gerência, em relação ao clima organizacional, principalmente no que se refere à motivação dos liderados.

Para tanto, parte-se da afirmativa de que o gestor também é um ser humano, que tem expectativas, sonhos, problemas, enfim, ele também pode precisar de apoio. Objetiva-se com esse artigo, confirmar a necessidade de voltarmos o pensamento para os aspectos motivacionais do líder, que traz sobre si a responsabilidade de cuidar da motivação dos seus liderados. Assim, pode-se dizer que um líder que não está motivado, dificilmente motivará alguém.Um assunto amplo, por se tratar de seres humanos completamente diferentes, mas que possuem essencialmente, o desejo de satisfazer-se, de crescer, de ser respeitado, elogiado, reconhecido.

Quais fatores impactam na motivação de equipes?

Para entender melhor quais fatores impactam na motivação e desempenho de sua equipe, apontaremos dados de uma pesquisa recente realizada pela Catho:

  • Foi constatado que 70% dos profissionais brasileiros apontam o bom relacionamento no trabalho como peça fundamental para sua satisfação.
  • Para 34,3% das pessoas que responderam à pesquisa da Catho, participar de decisões estratégicas é muito importante.
  • E mais: 23,9% sentem que ter voz ativa junto aos seus líderes as torna profissionais melhores e mais felizes.

Pessoas não são iguais, têm motivos diferentes. (…) Manter um empregado motivado é uma MISSÃO DIÁRIA, do empresário ou do líder e o resultado de vários fatores. Manter o empregado motivado, vestindo a camisa da empresa requer conhecimentos de LIDERANÇA do empresário (ou do líder), dar o exemplo – fazer o que fala, ser educado, gentil, cortês, cordial, empático sem ser piegas ou falso”.CARVALHO (200X). 

A remuneração não é prioridade

Outro fato curioso da pesquisa é que o ganho financeiro, que muitas vezes pensamos que seja o primeiro fator, foi apontado como um dos últimos pontos citados no ranking. O que nos permite concluir sobre a enorme importância das ações que promovem a motivação dos colaboradores no planejamento estratégico das empresas.

Por outro lado, apesar de toda esta relevância, as áreas de RH e marketing vivem uma outra dificuldade: a de tentar promover a motivação e integração de equipes. Este desafio se torna ainda maior em tempos de crise, com verbas cada vez mais reduzidas e altas despesas para realizar eventos e ações de endomarketing.

O reconhecimento é fundamental

Quando alguém da sua equipe fez algo notável, não deixe de prestar-lhe o devido reconhecimento. E reconhecimento não é apenas por meio de comissões e bônus. Fazer um elogio pelo bom desempenho causa um impacto em sua motivação pode fazer toda a diferença nos resultados.

Outras ações como troféus ou recompensas personalizadas de valor simbólico são outras formas de reconhecimento econômicas que podem proporcionar boas experiências por um baixo investimento.

Promova a participação de sua equipe

Um dos fatores apontados como fundamentais para a motivação é a participação dos funcionários nas decisões estratégicas da empresa. É muito comum nas gestões a determinação de ordens verticais. A gestão baseada apenas na hierarquia, sem um acordo ou comunicação prévia com as áreas envolvidas, é sem dúvida um fator agravante para a desmotivação. Como mobilizar as pessoas se elas não enxergarem o propósito do trabalho?

Outro malefício de não envolver a sua equipe no processo de planejamento é perder os insights de quem está na operação. Quem está na vivência do processo certamente tem muito a contribuir para melhorias, até mais do que um gestor que está mais distante.

Aproxime as pessoas

Vale destacar que a motivação também depende de muitos fatores relacionados às experiências de cada indivíduo. Dessa forma, não dá para tratar a motivação como um padrão, pois o que muitas vezes é motivador para uma pessoa pode não funcionar com as outras.

Uma das características de grandes líderes é conhecer as pessoas com as quais trabalham. Esse conhecimento é de grande importância para identificar as melhores habilidades dos membros de sua equipe e, com isso, garantir a melhor performance como um todo.

Outro fator fundamental de promover a proximidade e motivação de equipes é garantir um bom relacionamento no trabalho. Sabemos que nem sempre é possível garantir as integrações, sobretudo em empresas com operações descentralizadas, mas a tecnologia também pode ser um fator determinante para estar mais junto, mesmo a distância.

Dinâmica de grupo e trabalho em equipe

Atividades em equipe e dinâmicas de grupo costumam ser ferramentas importantes para promover a interação e o relacionamento entre as pessoas. E um ponto importante é que não necessariamente estas atividades estão ligadas as atividades de trabalho. Promover debates sobre temas atuais, trabalhos voluntários ou uso de atividades que visam a gamificação, são algumas ideias que podem melhorar e muito a interação entre as pessoas e melhorar o clima no trabalho.

Positivo ou negativo: ofereça feedback

O feedback, quando feito da maneira correta, tem um efeito muito positivo na postura dos colaboradores. Quando são feitas avaliações individuais de cada membro das equipes com pontuações construtivas, fica muito mais fácil saber quais são os pontos a serem aprimorados para o alcance dos melhores resultados.

O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe.


A expressão “líder desmotivado” é pouco conhecida, mas será mesmo que não existem líderes desmotivados? É claro que existem, mas será que se dá a eles a mesma atenção que aos demais colaboradores?

Pesquisar
Close this search box.

BUSCA

💬 Precisa de ajuda?