Antes de pensar em montar escala de trabalho em uma empresa de segurança, é preciso definir qual será a demanda que você terá de atender. A empresa contratante precisa de um serviço por 24 horas? Se não, quais horários são prioritários? Esse conselho parece óbvio, mas muitos gestores costumam alocar profissionais demais para um trabalho, desperdiçando recursos que poderiam ser investidos em demais projetos. Tenha em mãos o período de cobertura com carga horária e dias da semana, as funções necessárias e os contatos da contratante em caso de emergência. Com isso, podemos partir para o próximo passo.
A segunda etapa para montar escala de trabalho em uma empresa de segurança é com base na demanda a ser atendida. Existem dois modelos muito populares dentro do nosso segmento.
O primeiro deles é o tradicional, com colaboradores cumprindo uma carga horária diária de até 8h regulares, sem modelos especiais para folga. Além desse sistema, é possível trabalhar com a divisão conhecida por 12×36. Regulamentada em 2012 por uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ela consiste em 12h de trabalho e 36h de descanso – uma opção mais interessante para, por exemplo, locais que demandem 24h de atendimento. Neste segundo caso, sugerimos que você conte com acompanhamento jurídico para aplicar esse modelo, já que ele conta com uma série de características legais próprias.
Outra característica que você deve observar na hora de montar uma escala de trabalho em uma empresa de segurança é o tempo de pausa durante o expediente e as possíveis folgas. Os dois modelos de turnos de trabalho, tradicional e 12×36, contam com características legais específicas sobre esses dois fatores. É fundamental que sua empresa padronize essas pausas e crie uma política para o agendamento de folgas. Dessa forma, a equipe responsável por criar a grade de horários terá resultados mais assertivos.
Por fim, temos um conselho que você sempre deve levar em conta quando montar uma escala de trabalho em uma empresa de segurança: esteja preparado para imprevistos. Além das taxas de absenteísmo previsíveis, presentes no nosso segmento e em qualquer área de trabalho, existem certas emergências que podem surgir em cima da hora, como questões pessoais e de saúde. Para estes casos, é importante que você conte com um plano B, como colaboradores em stand by para cobrir esse horário ou profissionais que aceitem fazer esse serviço como extra. Quanto mais preparado você tiver, mais sólido será o serviço que você prestar.
As principais escalas de trabalho
Conforme afirmamos anteriormente, as escalas variam de acordo com as necessidades de cada empresa. Por isso existem escalas de diversos tipos. A seguir, apresentaremos as principais escalas utilizadas:
Como você pôde perceber, as escalas de trabalho auxiliam na hora de organizar os horários de suas equipes, facilitando a administração das horas de trabalho e otimizando o desempenho da sua empresa.