Liderança e Gestão de Equipes e Grandes Eventos

Nota

O sucesso de uma empresa depende do desempenho de seus colaboradores e, portanto, da eficiência da gestão de pessoas e equipes. Por isso, exercer bem a liderança é fundamental para que seu empreendimento se mantenha no mercado e consiga crescer. Este e-book mostra por que o preparo e o autoconhecimento do líder são tão importantes para alcançar os objetivos e as metas determinados para a empresa. Você conhecerá as competências do líder, os estilos de liderança e as estratégias para liderar. E o mais importante: você aprenderá a desenvolver a liderança! Ao final, você estará preparado para levar sua empresa ainda mais longe!

Líder e liderança

Este primeiro capítulo apresenta os conceitos de líder e de liderança. Você também saberá quais tipos de liderança existem e quais são as vantagens e as desvantagens de cada estilo.

Para que serve a liderança

Atualmente, a liderança é um dos principais desafios para os empresários. O cenário empresarial necessita de líderes qualificados e preparados que conduzam adequadamente as empresas e suas equipes para atender às exigências de qualidade, produtividade e competitividade nos negócios.

Para atender essas exigências, você, empresário e líder, deve investir e cuidar da qualidade das relações no ambiente de trabalho, desenvolver as pessoas que formam a sua equipe, colaborar para a motivação delas e aprimorar sua comunicação. E, para fazer tudo isso, os primeiros passos são entender o que é ser líder, compreender o que significa ter liderança e conhecer bem qual é seu papel como líder.

O que é ser líder

Líder é qualquer pessoa que desempenha a liderança.

A liderança é exercida em toda a empresa e fora dela também. Segundo o professor Idalberto Chiavenato, liderança é a influência interpessoal realizada em uma ocasião e por meio do processo de comunicação humana para alcançar um ou mais objetivos específicos.

Essa definição traz dicas fundamentais para uma liderança assertiva. Observe:

  • Liderança é influência interpessoal: isso significa que liderar não é mandar, mas influenciar as pessoas a realizarem suas tarefas dentro dos padrões definidos pela empresa.
  • A liderança é realizada por meio de um processo de comunicação: por isso, a forma de comunicação da liderança tem impactos definitivos sobre a equipe e os resultados alcançados.
  • A liderança é exercida para alcançar objetivos: então, os objetivos devem ser claros e específicos para que as pessoas possam realmente se comprometer e se empenhar para alcançá-los.

Estilos de liderança

Existem diversos tipos de líder e de estilos de liderança. Cada um deles gera impactos distintos no dia a dia do trabalho da equipe.

Os estilos de liderança mais conhecidos são:

  • Liderança autocrática.
  • Liderança democrática.
  • Liderança liberal.

Você sabe qual é o seu estilo de liderança?

Atividade 1.1

Para saber qual estilo de liderança tem mais a ver com você, responda sim ou não para as frases a seguir:

 Sou um líder autocrático! Determino as metas, quem vai fazer cada tipo de tarefa e como a tarefa será feita.

( ) Sim ( ) Não

Sou um líder democrático! Valorizo as discussões e consulto a equipe de trabalho. Estímulo a participação dos meus colaboradores para conseguir ideias e sugestões para tomar a decisão mais adequada.

 ( ) Sim ( ) Não

Sou um líder liberal! Exerço o mínimo controle e estímulo a criatividade e a iniciativa dos colaboradores. Apenas digo a direção, passo as orientações gerais e dou liberdade para que eles tomem as decisões.

( ) Sim ( ) Não

RESPOSTA:

Mesmo que você já consiga identificar seu estilo de liderança, é importante saber que líderes não nascem prontos e que não existe melhor ou pior estilo de liderança. No dia a dia, o líder transita pelos três estilos de liderança a depender da situação, dos envolvidos e do objetivo a ser alcançado. É importante você aprimorar sua liderança!

Se você não se identificou com nenhum estilo, não se preocupe! A liderança é uma habilidade que você pode desenvolver, e vamos ajudá-lo nessa tarefa!

Vantagens e desvantagens dos estilos de liderança

 Em geral, as pessoas encontram pontos de identificação entre os estilos de liderança autocrática, democrática e liberal e suas condutas de líder.

Veja, a seguir, as vantagens e as desvantagens de cada um desses estilos e compreenda seus impactos nas equipes de trabalho.

Liderança autocrática

Esse estilo é vantajoso em treinamentos de colaboradores inexperientes, porque as orientações do líder autocrático sobre o que será feito e como será feito são sempre bem detalhadas. Isso também é bom em trabalhos que exigem procedimentos detalhados, críticos ou inflexíveis e que não permitem improvisação.

Outra vantagem da liderança autocrática é que ela possibilita tomadas de decisão mais ágeis em momentos de crise ou em caso de prazos curtos.

 Mas o fato de as decisões de ação serem tomadas sem consulta à equipe pode ser uma desvantagem, na medida em que não há contribuição do colaborador para decidir quem, o que ou como cada membro do grupo realizará as tarefas. Outro ponto negativo é que os líderes autocráticos costumam ser resistentes a sugestões e pontos de vista de outras pessoas que tentem solucionar um problema ou aproveitar uma nova oportunidade, ou seja, eles tendem a ter opiniões rígidas e agir mais pelo comando direto do que pelo apoio a sua equipe.

Liderança democrática

 Nesse estilo, as decisões sobre linhas principais de trabalho, prazos e resultados esperados são estabelecidas por líder e equipe em conjunto. E isso é uma vantagem, pois possibilita à equipe estabelecer a tarefa mais adequada para cada integrante e situação.

Outro ponto positivo é que a liderança democrática prioriza a valorização da participação das pessoas. Dessa forma, as equipes são beneficiadas por ideias, opiniões e pontos de vista discutidos e apresentados.

A desvantagem é o tempo: como as decisões são discutidas e tomadas em grupo, há necessidade de mais tempo para avaliar possíveis problemas e analisar oportunidades e, em alguns momentos, não há muito tempo para decidir.

Liderança liberal

Esse tipo de liderança apresenta alto grau de confiança na capacidade e no desempenho dos colaboradores, por isso, ela dá à equipe liberdade para tomar decisões em grupo e individuais, com participação mínima do líder.

 A desvantagem é que, se a equipe e o líder não estiverem motivados, treinados e bem preparados, a liderança liberal pode gerar problemas como a perda de objetivo e a desorganização.

A prática da liderança

Cada estilo de liderança poderá ser utilizado com base na avaliação da situação, dos envolvidos e do objetivo a ser alcançado.

 A prática da liderança é um processo de amadurecimento que começa em você e na sua autopercepção, para depois alcançar seus relacionamentos com equipe de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros de negócios, tornando esses relacionamentos cada vez mais produtivos.

No próximo capítulo, você verá mais informações sobre como desenvolver a liderança. Agora, que tal verificar o seu entendimento sobre os conteúdos trabalhados até aqui? Faça isso nas atividades a seguir!

Atividade 1.2

Entre as alternativas a seguir, escolha aquelas que apresentam informações corretas sobre liderança.

 a) Liderança é influência interpessoal.

b) Não é possível desenvolver a liderança.

c) A liderança é exercida por meio de um processo de comunicação.

d) Ter liderança significa mandar nas pessoas.

e) Liderança envolve objetivos claros.

f) Liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

RESPOSTA:

Estão corretas as alternativas (a) (liderança é influência interpessoal); (c) (a liderança é exercida por meio de um processo de comunicação);

(e) (liderança envolve objetivos claros); e (f) (liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida).

O líder não manda nas pessoas! O comportamento de um líder está voltado para o processo de comunicação que visa ao desenvolvimento e ao fortalecimento dos relacionamentos com a equipe de trabalho, ou seja, para sua influência interpessoal, a fim de alcançar um ou mais objetivos específicos.

Além disso, líderes não nascem prontos: por ser uma habilidade, a liderança pode ser desenvolvida!

Atividade 1.3

Analise as situações apresentadas a seguir:

1. Em uma reunião com a equipe, o líder informa a meta a ser alcançada e os prazos a serem cumpridos, lembrando a todos as regras que não podem ser desrespeitadas. Feito isso, ele se ausenta para outro compromisso, e a equipe decide a organização para a entrega solicitada pelo líder.

2. Em uma reunião com a equipe, o líder comunica já ter determinado as tarefas que cada um deve executar, bem como as regras a serem respeitadas e os prazos a serem cumpridos.

3. Em uma reunião com a equipe, o líder explica a meta a ser alcançada e solicita a participação de todos para definir como as tarefas serão realizadas dentro das regras e dos prazos a serem cumpridos.

 Agora, indique o número da situação que corresponde a cada estilo de liderança:

(  ) Liderança autocrática

(  ) Liderança democrática

(  ) Liderança liberal

 RESPOSTA:

A liderança autocrática corresponde à situação 2 (Em uma reunião com a equipe, o líder comunica já ter determinado as tarefas que cada um deve executar, bem como as regras a serem respeitadas e os prazos a serem cumpridos).

A liderança democrática corresponde à situação 3 (Em uma reunião com a equipe, o líder explica a meta a ser alcançada e solicita a participação de todos para definir como as tarefas serão realizadas dentro das regras e dos prazos a serem cumpridos).

A liderança liberal corresponde à situação 1 (Em uma reunião com a equipe, o líder informa a meta a ser alcançada e os prazos a serem cumpridos, lembrando a todos as regras que não podem ser desrespeitadas. Feito isso, ele se ausenta para outro compromisso, e a equipe decide a organização para a entrega solicitada pelo líder).

Você, um líder!

Este capítulo mostra como o autoconhecimento é importante para a liderança e apresenta as competências de um líder.

Liderança como habilidade

A liderança é uma habilidade que se desenvolve nos desafios impostos pelo dia a dia empresarial e deve ser aprimorada de forma contínua.

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que o líder nascia pronto. Mas diversos estudos sobre a capacidade de liderar comprovam que todos podem exercer a liderança, desde que tenham disposição para aprender e se desenvolver. Por essa razão, se você quer desenvolver e aprimorar sua liderança, o primeiro passo é olhar para você!

A importância do autoconhecimento

Os líderes precisam estar preparados para lidar com diferentes cenários, pois a empresa e os desafios evoluem e mudam, e assim surgem novas situações e pessoas para acompanhar a dinâmica dos negócios. Nesse contexto, é fundamental que o líder tenha autoconhecimento, ou seja, adote a prática de se conhecer cada vez melhor.

 Apenas com autoconhecimento o líder será capaz de compreender suas atitudes. E essa compreensão é fundamental porque as atitudes do líder influenciam a equipe e contribuem para o sucesso dos projetos. As pessoas que estão na equipe sentem os efeitos da atitude do líder no dia a dia da empresa.

Quando o líder realmente acredita no projeto, a equipe também acredita. O líder é a referência e as equipes replicam suas atitudes nas relações internas de trabalho e nas relações externas com clientes e fornecedores.

Atenção

As atitudes positivas são tão contagiantes quanto as atitudes negativas. Ambas são irradiadas pelos líderes em suas equipes!

Quando o líder tem autoconhecimento, ele é capaz de ter autocontrole. E o exercício diário da disciplina e do autocontrole é essencial para que o líder aja de maneira coerente com a equipe. O autocontrole é o controle sobre si mesmo, é o domínio sobre seus próprios impulsos e emoções.

A linguagem corporal

Sua linguagem corporal transmite seus impulsos e emoções e, muitas vezes, é mais forte e evidente do que suas palavras. Por isso, para ser um bom líder, é necessário cuidado com a informação que sua linguagem corporal transmite.

Dica

Tenha uma postura segura e confiante. Falar com segurança e ter uma postura insegura transmite conflito de informações para sua equipe.

Sua postura como líder influencia o comportamento dos liderados e interfere na cultura da empresa. Por isso, liderança exige atenção e reflexão.

Tenha confiança e seja verdadeiro e honesto ao transmitir uma mensagem à equipe. A mensagem representa 7% de impacto na comunicação; a entonação de voz, 38%; e os gestos e as expressões, 55%. Esses números mostram por que a postura do líder gera impacto na comunicação, visto que a equipe se lembrará da fisionomia e dos gestos apresentados pelo líder ao transmitir uma mensagem.

Além da linguagem corporal, existem outros pontos aos quais o líder deve se atentar. Faça a atividade a seguir e verifique se você já costuma considerar esses pontos no exercício da liderança.

Atividade 2.1

Responda sim ou não para as frases a seguir:

Como líder, você é claro em suas comunicações?

(   ) Sim (   ) Não

Como líder, você favorece a comunicação da equipe com você e entre os demais colaboradores?

(   ) Sim (   ) Não

Como líder, você fortalece as relações pela prática do respeito e da ética?

(   ) Sim (  )

Não Como líder, você tem clareza dos diferentes perfis dos colaboradores que trabalham com você?

(   ) Sim (   )

Não Como líder, você percebe que os diferentes perfis em sua equipe são um potencial para o desenvolvimento e o aprimoramento de sua liderança?

(  ) Sim (  )

Não Como líder, você tem clareza das metas a serem atingidas e do planejamento das tarefas para um acompanhamento diário?

(  ) Sim (  ) Não

RESPOSTA:

Todos esses pontos devem ser percebidos e fortalecidos pelo líder. Caso tenha respondido não para algum ponto, não se preocupe! A liderança é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida constantemente!

A proximidade com a equipe

O líder precisa estar próximo de sua equipe, compreender seu contexto, conhecer as pessoas, suas potencialidades e suas dificuldades.

A proximidade é uma prática eficaz na liderança por ser elemento-chave para a influência, assim como a comunicação clara das metas.

Ao colocar essa proximidade em prática, o líder é capaz de:

  • definir os rumos da equipe e da empresa.
  • agir para que os objetivos e princípios sejam conhecidos, compreendidos, aceitos e incorporados pela equipe.

Dica

A liderança se desenvolve na prática do dia a dia. Como o contexto empresarial é dinâmico, você também precisa se manter em constante desenvolvimento. Aprimore e aperfeiçoe o tempo todo a habilidade de liderança!

Três dimensões da liderança

Para obter melhores resultados na gestão da equipe, o líder deve ter clareza do que precisa para o autodesenvolvimento das competências, atitudes e habilidades de liderança. Com isso, estará preparado para direcionar a equipe e a empresa nas diversas situações apresentadas no atual ambiente de negócios.

Uma forma de identificar o que é necessário para desenvolver suas competências de líder é realizar uma análise com base em três dimensões: empresa, equipe e pessoal.

A dimensão empresa se refere às informações e conhecimento do negócio. Nela, o papel do líder é estratégico e visionário. Ele deve se preparar para definir as estratégias de atuação da empresa no mercado. Para isso, o líder deve saber:

  • as soluções ou as necessidades que sua empresa atende e a quem atende.
  • o tipo de tecnologia necessária.
  • os objetivos que se deseja atingir.
  • as mudanças que ocorrem no setor de atuação da empresa.

A dimensão equipe se refere à forma de interagir e estimular a participação das pessoas. Nela, o papel do líder é ser agregador. A essência da liderança está nessa dimensão porque é aqui que o líder exerce seu poder de influência, por sua forma de comunicar e interagir com as pessoas, gerando o comprometimento e a confiança necessários para o trabalho em equipe.

A dimensão pessoal reforça o valor do autoconhecimento. O papel do líder é ser protagonista do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nessa dimensão, espera-se do líder a prática de comportamentos que sejam admirados pelas pessoas com as quais se relaciona.

Atenção

A liderança se fortalece mais pelo exemplo do que pelas palavras. Portanto, ser coerente é um comportamento esperado para um líder. O comportamento do líder deve refletir seus anseios e propósitos.

As competências do líder

Não é possível determinar de maneira definitiva quais são as competências necessárias ao líder porque os contextos de sua atuação são diversos. No entanto, existem competências que favorecem a eficácia da atuação do líder, independentemente do porte da empresa, do setor de atuação, do tempo de existência do negócio e do número de pessoas na equipe. Veja quais são essas competências!

Competências para a eficácia do líder

Você pode melhorar sua prática de liderança adotando as seguintes condutas: comunicar-se com clareza; planejar e monitorar resultados; resolver conflitos; ouvir as pessoas e observar condutas; atribuir metas e objetivos comuns; trabalhar em equipe; delegar

A prática da liderança é um processo de amadurecimento que se inicia em você e em sua autopercepção. Por isso, reconhecer o estilo de liderança predominante em sua conduta como líder é um importante passo para o autodesenvolvimento e para compreender como gerenciar suas equipes de forma eficaz.

Dica

Agora que você já tem mais informações sobre liderança, reflita a respeito dos estilos de liderança e faça uma análise sobre suas práticas como líder. Identifique os aspectos que você precisa desenvolver!

Atividade 2.2

O trecho a seguir fala de um ponto essencial para o desenvolvimento de um líder: as três dimensões da liderança.

Preencha cada uma das lacunas com a dimensão correta:

Para que um líder desenvolva suas competências, é importante e necessário analisar e definir ações de aperfeiçoamento com base em três dimensões: a dimensão ________________, que destaca a importância e o valor do autoconhecimento; a dimensão ________________, que se refere à forma de interagir e estimular a participação das pessoas; a dimensão ________________ que se refere às informações, aos conhecimentos e às estratégias da empresa e das atividades desenvolvidas.

RESPOSTA:

Para que um líder desenvolva suas competências, é importante e necessário analisar e definir ações de aperfeiçoamento com base em três dimensões: a dimensão pessoal, que destaca a importância e o valor do autoconhecimento; a dimensão equipe, que se refere à forma de interagir e estimular a participação das pessoas; a dimensão empresa que se refere às informações, aos conhecimentos e às estratégias da empresa e das atividades desenvolvidas.

Feedback

A comunicação do líder com os colaboradores da empresa envolve o feedback.

Feedback é o processo de fornecer informações a uma pessoa ou grupo, com o objetivo de ajudar os colaboradores a melhorar seu desempenho para que atinjam seus objetivos.

Como fornecer

Uma forma de dar feedback é comunicar a cada um da equipe a importância do trabalho realizado e como
ele se reflete na satisfação e na percepção de qualidade por parte dos clientes atendidos pela empresa. Tanto o líder quanto o colaborador devem saber que os feedbacks geram impacto no sucesso da empresa e no
desenvolvimento do próprio colaborador.

O feedback deve se basear em fatos, e não em opiniões, e deve ter foco no incentivo à melhoria do desempenho e do relacionamento entre líder e colaborador. Quando o líder usa fatos, e não opiniões, a conversa
entre ele e o colaborador é mais objetiva.

Analise este exemplo de feedback de um líder para um colaborador: “Acho que você não está apresentando o desempenho esperado em suas atividades, porque os relatórios emitidos nas últimas semanas foram
entregues fora do prazo e com algumas informações inconsistentes. Você está com alguma dificuldade para
realizar esse trabalho?”.

Esse tipo de feedback cria oportunidade de o colaborador expor problemas não percebidos pelo líder que
podem estar interferindo no resultado do trabalho.

Atenção

O feedback não é disputa, acusação nem perseguição; tampouco deve gerar ressentimentos. O colaborador só será capaz de se distanciar dessas impressões negativas se o líder tiver clareza e objetividade em
sua comunicação. Estabelecer uma relação de confiança e transparência é fundamental no relacionamento entre líder e liderados.


Por que fornecer

O feedback tem duas funções básicas: reforçar e corrigir comportamentos.

Ao reforçar um comportamento, o líder comunica ao colaborador que ele está no caminho certo para que
desenvolva as atividades com mais confiança e autonomia. Quando o colaborador não tem clareza de que
está desenvolvendo as tarefas de forma correta e dentro do esperado, ele pode se sentir inseguro e não ser
eficiente. Esse tipo de feedback deixa o colaborador mais seguro nas atividades que desempenha.

Ao corrigir um comportamento, o líder comunica ao colaborador o que está inadequado no comportamento
dele para que ele possa mudar. Muitas vezes, as pessoas não dizem ao outro que o comportamento ou o
desempenho dele não estão dentro do esperado, simplesmente porque acham que essa percepção é óbvia.
Contudo, quando não recebe esse tipo de feedback, o colaborador continua agindo da forma inadequada,
sem ter a chance de se reposicionar e melhorar seus resultados.

Como dar um feedback corretivo: Método passo a passo

Apesar da importância dos feedbacks de correção, os líderes costumam sentir dificuldade para fornecê-los
no dia a dia. Para melhorar seu desempenho em relação a isso, siga as dicas a seguir:

Dar um feedback corretivo pode parecer uma tarefa complicada, sobretudo quando se lida com colaboradores “de difícil trato”.

Entretanto, é fundamental saber como agir nessa hora, sob o risco de prejudicar o desempenho de toda a equipe e da empresa.

Nesse artigo apresentaremos um método passo a passo para dar um bom feedback corretivo, que garante a correção dos comportamentos inadequados e evita possíveis atritos com colaboradores.

Feedback corretivo: definição

O que é feedback corretivo? Para responder, podemos começar definindo o que é feedback: uma palavra oriunda da língua inglesa, que ouvimos com bastante frequência, e que pode ser traduzida em português como “retorno”.

O feedback corretivo é justamente dar um retorno a alguém que tenha adotado um comportamento inadequado e que precisa ser corrigido, para o crescimento, os resultados e o bem geral do negócio.

Método para dar um feedback corretivo

Poder seguir um método sempre facilita as coisas. E a boa notícia é que existe um método para dar feedbacks corretivos.

Seguindo o método fica fácil dar esse retorno, esse esclarecimento, a pessoas supostamente difíceis ou de difícil trato na empresa.

Com o método, você tem tranquilidade e fala consciente de que deseja contribuir para o crescimento desse indivíduo em questão (seu colaborador).

Porém, sabemos que ao lidar com pessoas sempre devemos agir com delicadeza, sobretudo num momento de crítica, ainda que pertinente e construtiva.

Alguns cuidados ao dar um feedback corretivo:

1 – O feedback corretivo deve ser comportamental, jamais dado num sentido de apontamento ou julgamento. Deixe claro que não se trata de uma crítica pessoal.

2 – Sempre deve ser privativo. Nunca dê um feedback corretivo em público, pois isso gera grande constrangimento.

3 – Deve ter motivação concreta. Só é possível dar um feedback corretivo em relação a fatos que você viu ou ouviu, que possam ser devidamente relatados.

4 – Deve ser imediato. Jamais dê um feedback corretivo semanas ou meses depois do fato que o motivou. Caso não seja possível dá-lo no dia da ocorrência, que seja no máximo no dia seguinte.

5 – Precisa ser relativo a fatos sobre os quais se tem controle. Isso significa que você viu ou ouviu e fez os registros necessários para dar esse retorno, com a finalidade exclusiva de promover a melhoria, o crescimento pessoal e profissional do funcionário.

Método passo a passo para dar feedbacks corretivos

Segue o método que proporciona segurança e tranquilidade para dar esse tipo de retorno:

  1. Faça um elogio. Em geral as pessoas se tornam mais receptivas ao serem elogiadas.
  2. Descreva o fato que motivou o feedback corretivo. Relate como você se sentiu com aquela ocorrência. Fale sobre o impacto que aquele comportamento pode gerar nos resultados do negócio, caso não seja corrigido. E desenhe o cenário de outras pessoas se sentindo no direito de agir do mesmo modo.
  3. Peça ao colaborador a solução para corrigir aquele comportamento. De modo que tal fato não volte a acontecer. A própria pessoa se comprometerá em melhorar, assim todos ganham e os resultados virão.

feedback corretivo não precisa ser um momento tenso, mesmo quando é dado a colaboradores supostamente “difíceis”.

Como vimos, basta adotar esses cuidados e seguir esse método passo a passo, para que se solicite a adequação de determinados comportamentos de forma tranquila, contribuindo para o crescimento do funcionário e da empresa.

Pesquisar
Close this search box.

BUSCA

💬 Precisa de ajuda?