Introdução

No século XVI, na Inglaterra, surgiam os primeiros “vigilantes”. Eram pessoas escolhidas por serem hábeis na luta e no uso da espada, remuneradas por senhores feudais, com os recursos dos impostos cobrados aos cidadãos. Típico da segurança pública.

Só no século XIX, em 1852, que, devido às deficiências naturais do poder público, os americanos Henry Wells e Willian Fargo, criaram a primeira empresa de segurança privada do mundo. A WELLFARGO.

Na verdade era uma empresa que fazia escolta de cargas. As cargas não eram trazidas por caminhões, mas por diligências ao longo do rio Mississipi.

Em 1855, foi criada a Agência Nacional de Detetives Pinkerton, que foi uma agência investigação e segurança particular fundada nos Estados Unidos da América por Allan Pinkertondetetive que ficou famoso ao frustrar uma conspiração para o assassinato do presidente Abraham Lincoln,

A PINKERTON´S, que fazia o serviço de proteção das estradas de ferro tinha como logotipo da agência um olho aberto com as palavras “We Never Sleep” (nós nunca dormimos),

Já em 1859, as instituições bancárias  estavam em pleno desenvolvimento e Perry Brink, fundou em Washington, a BRINK´S, que, inicialmente fazia a proteção de transportes de cargas, e, em 1891, a Brink’s City Express fez o primeiro transporte de Folha de Pagamento de uma grande Empresa; o conceito de Transporte de Valores passou a ter mais credibilidade e novas estratégias de proteção começaram a ser implementadas.

Em 1900, a Brink’s foi responsável pelo primeiro Transporte de Valores, resultando em uma entrega bancária que consistia no transporte de 6 sacos de prata.

No ano de 1917, o primeiro grande “assalto” de Transporte de Valores foi feito por ladrões fortemente armados, resultando, ainda, na morte do guarda que era responsável pela entrega do dinheiro.

A partir de então, muitas estratégias de proteção, cuidado com a rota, treinamentos e rota de transporte foram estudadas e implementadas.

Dessa forma, em 1918, surgiram os primeiros carros-fortes. Os primeiros mode- los eram mais simples, mas com o tempo, tornaram-se verdadeiras fortalezas, com vidros a prova de balas. Vale ressaltar, entretanto, que somente em 1923 os carros-

-fortes passaram a ser totalmente blindados.

No Brasil, o Transporte de Valores profissional foi incorporado em 1966, também já pela conceituada Empresa Brink’s, na cidade de São Paulo. Foi justamente na época que mais Empresas se instalaram no país e mais Agências Bancárias foram abertas.

O primeiro grande ” assalto” a um carro forte no Brasil foi em 1970, no qual os assaltantes portando munição de guerra, explodiram os vidros de um carro forte e roubram meio milhão de cruzeiros velhos, em menos de 3 minutos.

A partir daí, também no Brasil, os carros-fortes passaram a ser totalmente blinda- dos; Leis normativas foram criadas; treinamentos especializados passaram a ser fornecidos aos profissionais de segurança privada e estratégias para o transporte passaram a ser estudadas.

fez o primeiro serviços de segurança de transporte de valores, tornando-se a primeira empresa de transporte de valores.

Pesquisar
Close this search box.

BUSCA

💬 Precisa de ajuda?