OLÁ, CURSISTA!
O combate a incêndios, apesar de parecer um assunto simples, exige conhecimentos teóricos e treinamentos constantes para que se possa agir corretamente nessa situação, tomando-se as providências necessárias, de acordo com as variáveis existentes e proporções do incêndio. Este módulo tratará de conteúdos pertinentes ao combate a incêndios. Ao estudá-lo, iremos conhecer desde a teoria básica do fogo às instruções gerais em caso de emergência. Dessa forma, ao final do módulo, esperamos que você compreenda:
• o conceito de fogo, os elementos que o compõem e suas formas de propagação;
• os pontos e as temperaturas importantes do fogo, bem como seus métodos de extinção;
• as classes de incêndio, os diversos tipos de extintores e sua adequação;
• como agir em caso de emergências.
DESEJAMOS uma boa AULA!
A descoberta do homem em fazer fogo teve grande importância na vida do ser humano, na realização de fogueiras para preparo de alimentos, aquecimentos em clima de temperatura baixa e na iluminação do ambiente.
O homem primitivo teve seus primeiros contatos com o fogo ao presenciarem as árvores sendo atingidas por raios. Com o passar do tempo, o homem presenciou as centelhas saindo de dois galhos que eram esfregados pela ação do vento, onde surgiu a ideia de fazer fogo através do atrito de dois pedaços de pau e também através da fricção de pedras.
O fogo feito pelas mãos do homem foi utilizado no preparo de seus alimentos, na iluminação e aquecimento das cavernas. A partir deste momento, o primeiro passo foi dado para que o homem levasse o fogo até sua habitação. Por meio de tochas as chamas que eram levadas de seu lugar natural até a caverna ou acampamento, onde o fogo poderia ser mantido, como uma fonte de calor, luz e proteção.
O homem então descobriu as propriedades inerentes ao fogo: calor e luz, e a capacidade de alguns materiais secos pegarem fogo, como a palha seca e a madeira, por exemplo. A descoberta do fogo pelo homem tem facilitado muito na sobrevivência do mesmo. No entanto, assim como o fogo trouxe muitos benefícios, também trouxe prejuízos provocados pela própria ação do homem na maioria das vezes.
Incêndios de pequenos e grandes proporções tem acarretado a perda de patrimônios e vidas, através de descuido do homem por descarte de cigarros acesos, sobrecarga de aparelhos ligados na mesma tomada, velas e curto circuito em aparelhos domésticos. Diante disso, é preciso conhecer os fundamentos do fogo e só assim poder colocar em prática as técnicas para eliminar o fogo desde seu início e até mesmo depois do descontrole em grandes proporções.