O que é Segurança?
Segurança é um adjetivo e um substantivo de dois gêneros, com origem no termo em Latim “securus”, que significa “sem temor, garantido”, derivando-se de sine cura, que quer dizer “sem cuidados”.
O significado de Segurança é a ação ou efeito de segurar, é aquilo que apresenta firmeza, estabilidade, certeza, garantia e confiança. O termo pode ser também sinônimo de precisão, salvaguarda e convicção.
A ação de tornar seguro também é caracterizada pela segurança.
Segurança é um termo utilizado também para se referir à pessoa que fala com confiança e certeza sobre algum determinado assunto, ou seja, que o conhece e possui boa dicção sobre este.
Por exemplo: “O palestrante, mesmo muito jovem e inexperiente, conversou com o público com segurança e simpatia.”
O termo segurança também pode ser usado no contexto da segurança financeira: quando uma pessoa consegue acumular uma quantia adequada de dinheiro que não o preocupe com o futuro – falando das necessidades materiais, é claro.
Na área militar, a palavra segurança indica o conjunto de dispositivos ou medidas que permitem a uma força militar evitar surpresas, isto é, com o objetivo de preservar a liberdade e combater qualquer forma de manifestação que limite esta liberdade. A segurança, nesse âmbito, é considerada de fundamental importância e pode estar ligada a questões de armamentos e sistemas de defesa também, classificando-as como segurança nacional – ou seja, são os métodos que existem e poderão ser usados para defender a integridade de um país.
Problemas de segurança podem ser reparados em diversos países e são denominados como aqueles problemas que afetam a qualidade de convívio entre as pessoas, assim como os que infringem a integridade física e moral dos cidadãos. A palavra segurança é muito comentada nos noticiários para buscar soluções e melhorias para essas complicações, que surgem com maior frequência em países em desenvolvimento.
Além disso, é muito falado sobre a segurança no trânsito – principalmente no Brasil, país que tem uma alta taxa de mortalidade nas estradas. Essa segurança pode ser alcançada quando todo motorista tiver consciência sobre os cuidados que deve-se ter no trânsito.
Não somente adjetivo, segurança é um substantivo que indica a pessoa que é responsável por zelar pelas normas de funcionamento de determinado local, garantindo que nada fora do normal aconteça.
Por exemplo: “Ao som do alarme, o segurança começou a guiar as pessoas para locais seguros.”
Segurança no trabalho expressa as normas, medidas, valores, técnicas e estudos relacionados à prevenção de qualquer desgaste a saúde e a integridade física de todo trabalhador dentro de uma organização.
Essas normas de segurança do trabalho são criadas por meio de um técnico capacitado nesse âmbito, que irá analisar todas as condições de trabalho, bem como propor medidas organizacionais e de caráter comportamental para reduzir riscos de acidentes de trabalho. Ainda, pode-se propor soluções para que se evite o comprometimento com a saúde física e moral dos funcionários durante sua atividade.
Existem os equipamentos de segurança que são itens desenvolvidos para proteger de alguma forma o ser humano ou o que for de sua propriedade. O item mais conhecido são as câmeras de segurança, mas também pode-se destacar o cinto de segurança, capacetes, cadeados, entre outros.
Segurança pública
Um dever do Estado é a segurança pública, definido no artigo 144 da Constituição Brasileira de 1988. O Estado deve manter um estado de harmonia dentro da sociedade, pois é um direito e responsabilidade de todos que a segurança pública exista, a fim de preservar a ordem e o bem-estar das pessoas e do patrimônio.
A Constituição prevê que os responsáveis para manter a segurança pública são a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícias Civis, Policiais Militares, Polícia Federal e Corpos de Bombeiros Militares.
Segurança da informação
Segurança da informação é um assunto muito atual e essencial e vem sendo debatida e estudada, principalmente para garantir os valores de confidencialidade, integridade e disponibilidade – onde ocorra a preservação do valor da informação ou de dados.
Segurança alimentar
A segurança alimentar aborda a estratégia de promover a alimentação saudável, por meio do oferecimento de alimentos em qualidade e quantidade suficientes para a população.
Muitas pesquisas afirmam que a segurança alimentar envolve a redução de riscos de doenças, evidenciando diversas melhores físicas e mentais.