O Livro de Ocorrência da Segurança Patrimonial é uma transcrição oficial das ocorrências e rotinas de um turno de trabalho na segurança patrimonial. Funciona como um resumo fiel e objetivo das ocorrências, atos relevantes, rotina e ordens passadas que aconteceram ou que influenciarão as atividades dos turnos de trabalho.
O Livro de Ocorrência da Segurança Patrimonial deve registrar todas as informações relevantes relativas ao turno de trabalho da segurança patrimonial. Normalmente, o Livro de Ocorrência da Segurança Patrimonial é lavrada pelo líder da equipe de serviço ou pelo próprio vigilante caso trabalhe só.
O livro de ocorrência da segurança patrimonial é um documento de valor jurídico, por essa razão, deve ser escrito de tal maneira que não possam ser introduzidas modificações posteriores e com atenção especial ao texto, caligráfica e escrita correta.
Importância do Livro de Ocorrência
Características do Livro de Ocorrência
Como o próprio nome sugere, o livro de ocorrência, deverá ser escrito em um livro apropriado para esse fim, modelo “Livro Registro. Ata”.
As folhas do livro de ocorrência da segurança patrimonial deverão ser numeradas tipograficamente.
A numeração das folhas deverá seguir uma sequencia numérica (normalmente numeradas de um (1) a 50 (cinquenta); um (1) a cem(100) ou outras variação julgadas necessárias).As folhas do livro deverão ser rubricadas , uma a uma, para atestar que nenhuma folha está faltando.
O livro de ocorrência deverá ser utilizado especificamente e unicamente para o registro de ocorrência do posto de serviço; O livro de ocorrência deverá conter termo de abertura e terno de encerramento.
Termo de Abertura e Encerramento
O Livro de Ocorrência da Segurança Patrimonial deverá ter um termo de abertura e um termo de encerramento, o que lhes dá um cunho oficial. O termo de abertura é feito quando se inicia o livro e o de encerramento quando este está totalmente preenchido ou o posto foi desativado por algum motivo, e pronto para arquivamento.
Os termos de abertura e de encerramento, deverão ser feitos e assinados pelo gestor da segurança patrimonial do local.
Exemplos termo de abertura e enceramento:
TERMO DE ABERTURA – Contém o presente livro (quantidade de folhas) folhas tipograficamente numeradas e rubricadas, e servirá para o Registro de Ocorrências dos turnos de serviço da Segurança Patrimonial do posto de serviço da(nome do estabelecimento) situado a rua ____________, nº _____, bairro___________ na cidade___________ estado de ___________.Cidade, mês, ano.
_______________________________
Assinatura Gestor da Segurança Patrimonial
TERMO DE ABERTURA – Contém o presente livro (quantidade de folhas) folhas tipograficamente numeradas e rubricadas, que foi utilizado para o Registro de Ocorrências dos turnos de serviço da Segurança Patrimonial do posto de serviço da (nome do estabelecimento) situado a rua ____________, nº _____, bairro___________ na cidade___________ estado de ___________. O qual esta sendo encerrado nesta data, tendo como ultima folha preenchida a de numero …(descrito extensa da numeração), e disponibilizado para arquivamento e consultas posteriores. Cidade, mês, ano.
_______________________________
Assinatura Gestor da Segurança Patrimonial
Conteúdo do Livro de Ocorrência
1. Empresa Prestadora de Serviço: Espaço dedicado ao nome da empresa prestadora dos serviços de segurança, em se tratando de segurança orgânica esse item poderá ser ignorado.
2. Estabelecimento: Espaço dedicado ao nome do estabelecimento onde o serviço de segurança é prestado.
3. Cidade, dia, mês e ano: Espaço dedicado a cidade onde fica localizado o estabelecimento e a data do registro dos fatos. Caçapava, SP, 15 de abril de 2017.
4. Recebimento do serviço: Espaço dedicado a formalização e registro do recebimento serviço. Exemplo: Recebi o serviço do vigilante Pedro, registro 34533, “sem alterações ou com alterações” – conforme o caso, com todas as ordens em vigor.
5. Material Carga: Espaço dedicado a relação de material existente no posto de serviço e sob responsabilidade do vigilante ou equipe de serviço Exemplo: Colete balístico, rádio HT, lanternas, capas de chuvas etc.
6. Veículos: Espaço dedicado a relação de veículos existente no posto de serviço e sob responsabilidade do vigilante ou equipe de serviço. É recomendado anotar: Placa do veiculo; km no recebimento do serviço; km na passagem do serviço; Abastecimento realizados dentro do turno de serviço; Alterações no veiculo se ocorridas ou identificadas.
7. Armamento: Espaço dedicado a distribuição das armas dos posto de serviço, onde deverá ser associado o numero do armamento ao registro do vigilante que portará a arma naquele turno de serviço.
8. Distribuição dos Postos de Serviço: Espaço dedicado ao registro da distribuição do efetivo da segurança patrimonial nos postos de serviço de acordo com os horário de ocupação. Normalmente é feito uma tabela contendo o nome do posto de serviço, o horário (período, exemplo: 14:00 x 15:00) e registro do vigilante que ocupou o posto.
9. Ocorrências: Espaço dedicado ao registro de ocorrências e ordens / orientações passadas no turno de serviço; O registro deve ser feito de forma resumida. Dependendo da complexidade e importância da ocorrência, ela também deverá ser registrada em relatório de ocorrência. Havendo necessidade de confecção de Relatório de Ocorrência, o número e assunto do(s) relatório(s) deverá(ão) ser registrado(s) nesse campo. Caso não tenha ocorrido nada coloque apenas “Nada houve a registrar”.
10. Passagem do Serviço: Espaço dedicado a formalização e registro da passagem do serviço. Exemplo: Passei o serviço ao vigilante Pedro, registro 34533, “sem alterações ou com alterações” – conforme o caso, com todas as ordens em vigor.
11. Cidade / Data / Assinatura Espaço dedicado ao local, data e assinatura do fechamento do livro de ocorrência. Deverá ter dois campos de assinatura no final do registro das ocorrências, um destinado ao vigilante que confeccionou o livro de ocorrência e que fará a passagem do serviço e outro destinado ao vigilante que receberá o serviço. O vigilante que passa o serviço e o vigilante que recebe o serviço, deverão assinar o livro no ato da passagem de serviço.
Como Escrever o Livro de Ocorrência
O conteúdo do livro de ocorrência dependerá das características e particularidades do posto de serviço e daatividades desenvolvidas no estabelecimento.
O Livro de Ocorrência deverá ser redigido de tal forma que dificulte qualquer modificação posterior. A escrita deverá ser clara, objetiva, sucinta e de fácil leitura e entendimento. A caligráfica não precisa ser bonita ou desenhada, porém, deverá ser de fácil entendimento, de forma a se evitar duvidas ou equívocos sobre o escrito.
Erros na escrita: Em caso de erro no preenchimento do livro de ocorrência, deverá ser empregada a expressão retificativa “digo ou leia-se”, como nos exemplos abaixo:
Exemplo – O uso do digo : “A sala 23 deve permanecer aberta , digo, a sala 24.”
Exemplo – do uso do leia-se: “Ressalva: onde se lê sala 23, leia-se sala 24.”
Quando se constatar erro ou omissão depois do encerramento do livro, usa-se a expressão “em tempo” logo abaixo do encerramento do livro: Exemplo: “Em tempo: Na linha vinte, página vinte e dois, onde se lê março, leia-se abril”.
Regras Gerais
Relatório de Ocorrência da Segurança Patrimonial
O Relatório de Ocorrência é o documento utilizado na segurança patrimonial para registrar ocorrências que possam interferir negativamente na segurança da organização. Por meio dele é possível fazer um registro detalhado de fatos relevantes, criminosos ou não.
(Empresa) | RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA | Nº ______________/______ |
Emitente | Registro | |
Data / hora | Local da ocorrência | |
Anexo(s) | ||
Descrição da ocorrência | |
Emitente: Data: | |
Parecer (Superior imediato) |
Parecer (Supervisor/Coordenador de segurança) |
Parecer (Setor/Área envolvida – quando houver) |
(Visto) Superior imediato Data: | (Visto) Sup. Coord. e Seg. Data: | (Visto) Setor/Área envolvida Data: |